quarta-feira, 25 de março de 2009

Utilização do Google Docs para provas online

Que o google possui uma estrutura fantástica, ninguém duvida.  A Questão é utilizá-las ou saber aproveitar estes recursos.  Recentemente tentei realizar uma prova on-line.  Para tal, utilizei, sem nenhuma linha de programação, a planilha do Google Docs.  Com isto, gerei uma prova online, onde os alunos poderiam postar suas respostas, via um formulário, também criado no google docs.  Após o envio, os alunos podem consultar suas notas, e se quiserem, repostar as respostas.
O grande barato disto é que os alunos só sabem suas notas, mas não sabem quais questões acertaram ou erraram.  Assim, mesmo para melhorar a nota necessitam verificar as similaridades com os companheiros, gerando mais conhecimento.  Para apimentar um pouco, as fórmulas contam quantas postagens o aluno enviou e descontam meio ponto por postagem.  Isto os provoca mais, para experimentarem e estudarem para evitar enviar sem certeza.  Para verificar a prova pode-se acessar o link http://spreadsheets.google.com/viewform?hl=pt_BR&cfg=true&formkey=cEVxZkdkT29iNnozU0Z3OWstRE1lZnc6MA..
As notas estão publicadas no documento, abaixo, folder notas, coluna de exercícios.
http://spreadsheets.google.com/ccc?key=pEqfGdOob6z3SFw9k-DMefw

Uma boa noite a todos.

4 comentários:

  1. Olá Gilsiley, estou estou testando essa tecnologia,http://ericsiq.blogspot.com, mas ainda não sei como podem consultar suas notas? a correção é automática?Vamos trocar umas idéias? Aguardo ansiosamente sua resposta. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Caro eric, como o excel do google docs grava as respostas. Preparei a planilha para que compare as respostas como o gabarito e dê uma nota. Estes valores então são publicados e colocados disponível no site para consulta. O Google atualiza em no máximo 5 minutos as informações.

    ResponderExcluir
  3. Opa estou me aventurando nessa utilização do google docs como ferramenta de avaliação, porém estou ebarrando justamente na correção, não entendi como gerou essa planilha de notas, poderia dar uma luz?
    abraço

    ResponderExcluir